por Celina Gomes para FpM.
Já falamos aqui de Segurança da Informação. Voltamos ao tema, por conta de dois episódios recentes.
Dia 11 de fevereiro foi o dia da Internet Segura, iniciativa da rede Insafe, na Europa, que congrega os centros nacionais de Internet Segura. Atualmente o dia, comemorado anualmente desde 2004, é celebrado em mais de 160 países e tem como objetivo debater assuntos relevantes sobre o tema, focando na utilização por crianças e jovens e no uso responsável da tecnologia digital.
No Brasil, tivemos um evento em São Paulo, com participação do Ministério Público Federal, Ministério da Educação, das grandes empresas de Internet, Facebook, Google e Instagram, empresas de telecomunicações, mostrando que o assunto não se restringe à esfera técnica.
Outra notícia relevante divulgada recentemente foi o indiciamento de integrantes do exército chinês no episódio de invasão dos sistemas da empresa Equifax, um birô de crédito, ocorrido em 2017. Os hackers tiveram acesso a dados de 145 milhões de clientes e a Equifax deve pagar um alto valor para ressarcimento a consumidores prejudicados.
Mas o mais curioso é que a invasão do ambiente computacional foi feita a partir de uma brecha no sistema que poderia ter sido evitada através de uma atualização do software que rodava no servidor. A atualização estava disponível há alguns meses e não se sabe a razão de não ter sido feita. Mas indica que, cada vez mais, questões de gestão de ambiente e atualizações são importantes não só em nossos computadores pessoais, smartphones, quanto no ambiente corporativo.
Artigos anteriores sobre segurança:
Segurança de Dados em Tempos de Internet - 12/nov/18
Segurança da Informação - 27/set/18
Fonte da Imagem: Segurança de Dados
Comentarios