Tributos no Brasil precisam ser estudados com cautela. O sistema brasileiro é complexo, com tantas peculiaridades que é difícil de explicar para quem é de fora, chegando muitas vezes a inviabilizar negócios no país.
Os tributos:
podem ser federais, estaduais ou municipais, conforme definidos pela Constituição.
são classificados mundialmente em 3 grandes grupos: sobre a propriedade, receitas, transação. Na maior parte dos países cada categoria contém uma ou duas taxas. No Brasil existem mais, impactando no volume de trabalho.
Além disso, o Brasil tem mais obrigações acessórias que a maior parte dos países. O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) informa que são 97 obrigações acessórias e 63 tributos em vigor.
Como consequência destas características, o Brasil é o país em que as empresas necessitam de mais tempo para atender os requisitos legais relacionados a tributos,
segundo relatório de 2018 da PwC e do
Banco Mundial.
Em 2017 foram necessárias 1.958 horas em média. A América Latina contabilizou 547 horas. A Argentina precisou de 312 horas, e a média mundial em 190 países ficou em 240 horas. O Brasil, portanto, levou mais de 8 vezes o tempo da média mundial.
Acredite, este tempo já foi maior! Em 2013 eram 2.600 horas. A tendência mundial é reduzir o tempo com a automação.
O impacto deste tempo é imenso no aumento de custos! É necessário que as empresas tenham uma estrutura maior, cujo custo é repassado nos preços dos produtos e serviços pagos pelo consumidor, tornando o país menos competitivo e atraente no cenário mundial.
O Brasil tem um longo caminho pela frente para reduzir este custo tornar o país mais atraente para investidores.
Para saber mais disponibilizamos o relatório da PwC de 2013 com acesso em 25/07/2018.
Fonte da Imagem: Tributos - Horas de trabalho
ความคิดเห็น