CelinaGomes para BlogFpM.
A consultoria Roland Berger apresentou em setembro/23 uma atualização de sua publicação sobre megatendências para diversas áreas da economia e sociedade. Vamos destacar aqui as que se referem a Tecnologia e Inovação.
Estas tendências se dividem em três grupos:
Valor da inovação,
Fronteiras da tecnologia e
Humanos e máquinas.
Em relação à inovação, existe uma correlação entre indicando que tecnologia e inovação fomentam o crescimento e prosperidade. O índice de inovação global (GII), que indica habilidade para inovação, foi mapeado juntamente com o Produto Interno Bruto (PIB). A Suíça, por exemplo tem GII de 65, o Brasil de 32 e o Iraque de 12, e o índice varia de 0 a 100.
Assim, países como a China e Estados Unidos continuam investindo fortemente em tecnologia e inovação, especialmente em chips, assim como empresas com a Volkswagen e Samsung. Demais investimentos estão focados em Inteligência Artificial e desenvolvimento de baterias.
No caso de tecnologias de ponta, a indicação é o mercado em bilhões de dólares e o crescimento esperado para as principais tecnologias. Para a Indústria 4.0, as dominantes serão o 5G, IoT (Internet das coisas) e Inteligência Artificial. 67% da quantidade de patentes para este segmento no período 2000-2021 foi da dupla EUA-China.
A relação humano-máquina também será fortemente impactada pela IA. No passado, evoluímos de comandos de computador, para interfaces gráficas (o mais popular é o Windows), smartphones, teclados, telas sensíveis ao toque e os chatbots, até a IA generativa. Para o futuro, esperam-se os exoesqueletos, robos pessoais, computação afetiva, que poderia identificar nossas emoções, cidades inteligentes e até mesmo interação cérebro-máquina.
Não temos certeza de que todas as previsões vão se concretizar, mas são as tendências apontadas. A seguir, o link para o relatório:
Fonte da imagem: By vecstock on Freepik
Comments