por Celina Gomes para FpM.
Com tantas notícias sobre evolução da Indústria 4.0, inovações tecnológicas, existe sempre a questão: o que será realidade no curto prazo e o que vai demorar para se concretizar?
Algumas tecnologias, tais como robôs, já estão sendo implantadas e a Indústria 4.0 já é uma realidade.
Segundo o Gartner Group, algumas das principais tendências para 2019 são:
Objetos autônomos – incluem robôs, mas também outros tipos de dispositivos que irão executar tarefas que poderão ser programadas através da Inteligência Artificial.
Ética Digital e Privacidade – Neste caso, não é uma tecnologia, mas a discussão de como iremos conviver com a nova realidade e como esta deve ser regulada.
Experiência Imersiva – são as novas maneiras de interagirmos com o mundo virtual, muito além da interface de usuário. Já temos a realidade virtual, a aumentada e esta evolução está sendo esperada para breve.
Blockchain – a tecnologia que garante confiabilidade das transações, principalmente financeiras já foi citada como tendência para 2018, mas espera-se uma maior oferta de produtos e serviços baseados nela.
Empowered Edge –Também já citada no ano anterior, o processamento nas “pontas”, ou seja, nos dispositivos, é uma decorrência da Internet das Coisas e da Computação em Nuvem. Assim, a descentralização da inteligência e do processamento tende a crescer.
No próximo post comentaremos outras tendências de tecnologia para 2019.
Fonte da Imagem: (1) Tendência de Tecnologia
Comments