top of page
Foto do escritorFpM

Segredos das Empresas Centenárias

Atualizado: 28 de out.

No Brasil, e no mundo, são poucas empresas centenárias. Em vários casos permanece a marca sem manter o vínculo com os fundadores.


Empresas centenárias no Brasil em 2024

 

Quais os segredos de empresas e marcas centenárias? O que elas têm em comum? 

Na seguinte listagem, se enquadram exemplos voltados ao segmento industrial e varejo. A maioria destas empresas foram fundadas por imigrantes e se encontram na região sul/sudeste. As empresas passaram por transformações, mudança de rumo, sempre inovando.


A listagem contém empresas que abriram capital mantendo acionistas de referência como a Klabin, sem estar pulverizadas. Outras foram compradas por grandes grupos, como Leão Junior (Matte) e a Hering que teve capital fechado em 2021. 

Curiosidade: A empresa mais antiga do Brasil é a casa da Moeda, foi fundada em 1694 no Rio de Janeiro para fabricar moedas no país.

 É importante destacar que o segmento de atuação não é fator determinante para a longevidade de uma empresa, muitas mudaram seu foco de atuação durante a jornada, como a Alpargatas, conhecida pela marca Havaianas, lançada em 1962, mais de 50 anos após a fundação, que trouxe o jeans para o Brasil na década de 40.


Por outro lado, é interessante constatar que várias empresas são do mesmo segmento, como bebidas e têxtil. Será que empresas concorrentes inspiram umas as outras na adoção de melhores práticas?


Segundo os acionistas de referência/ membros do conselho / CEOs destas organizações centenárias, é preciso ter resiliência, foco na perpetuidade, ambição empresarial de criar valor de forma ampla, compromisso com resultado, gestores comprometidos, questionar constantemente o modelo de negócios.


A jornada do conhecimento das empresas inclui questionar sempre onde se pode melhorar, É fundamental ter humildade para ouvir todos os stakeholders, principalmente clientes, praticar a escuta ativa.


Resumidamente, empresas podem alcançar esse feito desde que consigam se adaptar às mudanças do mercado, invistam em inovação, tenham equipes comprometidas, e mantenham seus clientes satisfeitos.


Será que a estrutura de capital pode influenciar na longevidade?

Empresas que mantiveram acionistas de referência ou se mantém familiares, tendem a ter tomada de decisão das organizações muito diferente das empresas com capital pulverizado ou adquiridas por grandes grupos.  Qual será o impacto de perder a influência familiar na longevidade?  


Vamos acompanhar.


 

Fonte da imagem: (1) wix (2) desenvolvimento próprio

 

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page