Pagamento instantâneo (PI), traduzido do inglês instant payments (IP), entra em vigor no Brasil em 16/nov/20. Uma evolução na forma de pagamentos, promovida pelo Banco Central do Brasil (BCB) que está atento ao impacto da tecnologia na modernização do setor financeiro. A regulamentação foi aprovada em 12/ago/20.
No Brasil será denominado PIX. Nos EUA o aplicativo Zelle já existe desde 2016, a Europa possui o SEPA (Single Euro Payments Area) lançado em 2017, a Índia dispõe do UPI (Unified Payments Interface) de 2016 e o México conta com o CoDi, lançado em out/19, entre vários outros.
O que significa o pagamento instantâneo?
Trata-se de uma nova forma de pagamento digital, que permite a transferência da conta bancária de um pagador para a conta do recebedor diretamente, com diferença de segundos, em qualquer horário e dia da semana.
O pagamento instantâneo é comparado a um DOC/ TED com maior rapidez. Além disso, é um substituto do papel moeda, que ainda é um meio de pagamento muito utilizado no Brasil.
Resumidamente, o pagamento instantâneo é um instrumento eletrônico de pagamento que conjuga:
Rapidez - pagamento máximo em 10 segundos em 99% dos casos
Disponibilidade - todos os dias da semana, 24horas/dia
Segurança - principalmente contra ataques cibernéticos
Conveniência - fácil e intuitivo
Como ocorre?
Através de uma “Chave PIX” ou QRcode, ou seja, com apenas um dado, a transação será efetuada, sem necessidade de apresentar outros documentos, dados pessoais e bancários.
A “Chave PIX” pode ser vista como um “apelido” da conta bancária, que não precisará ser informada, podendo assumir vários formatos, como o CPF/CNPJ, número de celular, endereço de e-mail ou número aleatório.
O registro da Chave PIX se dá na instituição financeira de relacionamento. Uma pessoa pode ter mais de uma chave no caso de trabalhar com mais de uma instituição. Nos aplicativos/ sites será mais uma função de transferência.
No caso de QRCode estático, basta abrir a câmera, autenticar, colocar o valor e pagar.
O sistema de compensação é único, centralizado no Banco Central, garantindo a segurança, será provido as instituições participantes a preço de custo.
Quem participa da implantação?
O PIX está em ambiente aberto, plural, que atende operações entre:
instituições financeiras,
instituições de pagamentos, que são aquelas que executam serviços de pagamento em nomes de terceiros. Ou seja, possibilitam transações de recursos, sem conceder empréstimos e financiamentos.
instituições que não são sujeitas à autorização do Banco Central, apenas supervisão
Da 1ª fase de implantação do PIX no Brasil fazem parte 980 instituições financeiras, incluindo Fintechs.
Comparando com os outros países, o Zelle, em set/20, contava com 924 instituições, o UPI da India tinha 142 instituições em mar/19 e o CoDi do México foi lançado com obrigatoriedade de implementação em 33 bancos. O SEPA opera em 27 países membros da Europa.
Qual seu impacto, vantagens e benefícios?
O PIX muda a forma e o meio que se faz pagamentos, sendo uma nova alternativa, cuja implantação possibilita que novos produtos possam ser construídos e aumenta a competitividade entre as instituições financeiras.
Para o pagador, o pagamento instantâneo é equivalente ao papel moeda, não precisa de garantias, nem ter um intermediário como o cartão de crédito. Não haverá custos para transação entre pessoas físicas, já determinado pelo Banco Central.
O recebedor, por sua vez, receberá à vista, com todos os seus benefícios. No comércio físico o valor estará disponível de imediato, um ganho comparado ao cartão de débito que em média demora 2 dias para ser repassado. É esperada diminuição de custos, tendo em vista que não haverá necessidade de intermediação e redução da necessidade de capital de giro.
Acredita-se que o E-commerce também será impactado positivamente. Com o pagamento aprovado rapidamente poderá se tornar mais eficiente, por exemplo, agilizando o prazo de entrega, melhorando o ciclo da operação.
Outro aspecto esperado é aumento da competição entre os agentes financeiros, tanto entre bancos tradicionais como Fintechs.
No futuro próximo é esperada integração com outros sistemas de outros países e muitas outras facilidades, como transferência de posse de ativos, como carros e imóveis.
Enfim uma verdadeira revolução. Sua empresa está se preparando?
Fonte da Imagem: (1) Pix Pagamento Instantâneo , (2) QRCode
Comments