Pitch, do inglês, em livre tradução significa arremesso, lançamento, termo muito associado ao baseball, esporte popular nos Estados Unidos.
Em negócios é uma ferramenta de apresentação, cada vez mais difundida, para “lançar” um produto ou serviço, despertando o interesse de investidores.
Investidores, sabemos, têm muitas ofertas e pouco tempo disponível. Por este motivo, a ferramenta é muito aplicada em "rodadas de startups", por empreendedores em busca de capital.
Pitch se caracteriza por ser uma apresentação rápida, com tempo médio de duração entre 3 e 5 minutos, podendo chegar a 20 minutos.
O conceito é que o projeto quando é bom “se vende” em poucos minutos. A ideia é ganhar atenção dos investidores, “abrir as portas”, conseguir agendar uma reunião.
A apresentação (pitch deck) costuma ser apoiada por programas de apresentações gráficas, sendo o Powerpoint* o mais utilizado, e também outros disponíveis no mercado como Keynote ou Prezi.
Os passos do pitch deck variam de acordo com a maturidade do projeto, perfil do público, e tempo disponível para apresentar, que costuma ser fixado pelo evento.
A recomendação é que o conteúdo tenha entre 10 e 20 páginas*. De forma geral a apresentação contém os seguintes elementos:
(1) Composição da Equipe: dados dos empreendedores e do time
(2) Problema a ser resolvido
(3) Solução inovadora (produto, negócio)
(4) Produto (protótipo)
(5) Mercado: estimativa, clientes potenciais, como conquistar
(6) Competição
(7) Modelo de negócios: estratégia e planejamento financeiro
(8) Necessidade de investimentos
(9) Dados de contato
Um pitch é considerado bem-sucedido quando um investidor se interessa pelo negócio.
Muitas empresas levantaram milhões com esta técnica, entre elas Youtube, Uber, Airbnb, Linkedin e o Facebook. O pitch de algumas delas estão disponíveis na WEB.
No Brasil, segundo a Launchway Media, empresas que levantaram mais de US$ 1 milhão até junho 2017 são Mandaê, Nubank, GetNinjas, Ifood. O pitch destas empresas está disponível no link acima. Vale a pena, conferir! O que você acha? Teria apostado nestas empresas?
* Conheça a regra 10/20/30 para o powerpoint de Guy Kawasaki, 2005, texto em inglês.
Fonte da Imagem: Pitch
Comments