Celina Gomes para BlogFpM.
No mês de março, no dia 8, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Com a valorização da diversidade na sociedade e no mundo corporativo, o debate sobre a demanda feminina por igualdade de condições foi retomado. Como nosso tema é a Tecnologia da Informação, aproveitamos para avaliar como está a participação das mulheres neste segmento.
Historicamente, mulheres dedicaram-se às áreas de Ciências Humanas e em profissões tais como professoras, enfermeiras.... mas,
Já estamos na terceira década do século XXI
e a participação das mulheres em TI continua baixa.
De acordo com o artigo “Mulheres na Tecnologia da Informação: Histórico e Cenário Atual nos Cursos Superiores“, o percentual de alunas e formandas em diversos cursos de Tecnologia da Informação não ultrapassa 15% em nível nacional.
Por conta da carência de profissionais capacitados na área de TI e da baixa participação de mulheres no segmento, diversas iniciativas tem surgido, para capacitar jovens mulheres, e para aumentar o percentual de funcionárias em organizações.
As iniciativas são várias, seja em programas dentro de grandes corporações, oferecendo treinamentos para funcionárias, incentivando contratações, identificando obstáculos à contratação e evolução de mulheres neste segmento ou em iniciativas de ONGs para proporcionar treinamentos, mentoração e redes para incentivar a divulgação de oportunidades.
Não há porque a TI continuar a ser o “clube do Bolinha”.
Fonte da Imagem: Mulheres em Tecnologia
Comments