por Celina Gomes para FpM.
Nesta época de rápida evolução tecnológica, onde as inovações de ontem são rapidamente suplantadas, como garantir a evolução do seu negócio e poder oferecer produtos e serviços que continuem sendo relevantes para o seu cliente?
Algumas técnicas, nem tão novas, ganharam fôlego nesta época tão acelerada, onde o diferencial de um produto pode estar em sua chegada ao mercado antes dos concorrentes.
A Metodologia Ágil, concebida a partir do Manifesto Ágil em 2000, prega que o importante é a entrega, e que esta deve ser feita em entregas frequentes, todas agregando valor ao cliente. É um contraponto à metodologia em cascata, que tem fases definidas, em sequência, com escopo definido.
A questão em relação à metodologia tradicional é que ela é baseada na premissa de que o escopo é fixo durante todo o projeto e que o cliente vai nos informar sobre suas necessidades no início do projeto.
Sabemos que muitas vezes, não é o que ocorre. Assim, uma interação mais frequente, com entregas que vão validando os objetivos do negócio, pode trazer ganhos à medida que os clientes, vendo os resultados, vão ajustando o produto e testando o mercado.
Naturalmente, será necessário que haja transformações nos processos que dão suporte ao desenvolvimento do produto, tais como compras, aprovações de orçamento. A alocação de times dedicados também é um desafio para sua implantação, em uma época de equipes enxutas.
Recomenda-se que este tipo de abordagem comece em células separadas: no caso de desenvolvimento de software, a área de Tecnologia de Informação segue com a estrutura tradicional e cria outro fluxo para a abordagem ágil. É a chamada TI bimodal.
Uma questão que sempre confunde é que ágil não quer dizer mais rápido. Não se deve gerar expectativas exageradas com a metodologia. O que ela promete é mais agilidade na detecção de erros, produtos que podem não ter aceitação, abordagens de mercado equivocadas.
A Metodologia Ágil está na moda, mas devemos conhecer seus fundamentos e potencialidades para que se possa aproveitar as vantagens desta abordagem.
Fonte da Imagem: Wix Reunião
Commenti