No Reino Unido uma agência reguladora (FCA - Autoridade Conduta Financeira) propôs em mar/24 novas regras para influenciadores em investimentos financeiros (Finfluencer) relacionada a falta de informações sobre o risco dos produtos indicados.
A pena seria de multa e até 2 (dois) anos de prisão caso não forneçam informações sobre os riscos dos produtos.
FInfluencers é um fenômeno global, inclui o Brasil. A Anbima desenvolve um relatório sobre o tema que se encontra na 5ª edição (1o semestre de 2023):
são 515 influenciadores
com 1.246 perfil (um influenciador pode ter mais de um perfil).
176.3 milhões de seguidores
A partir da 4a edição contém as principais mulheres influenciadores
A 3ª edição contemplava 255 influenciadores, 581 perfis e 91. As anteriores estavam no mesmo patamar. O crescimento expressivo entre estas versões é explicado pelo aprimoramento do monitoramento.
Mas será que todos os FInfluencers são confiáveis? Será que são isentos? Importante ressaltar que a Anbima não avalia o conteúdo das publicações.
O que você acha da proposta da agencia FCA. Deveria ser implantada por aqui?
Importante!
Se decidir seguir algum influenciador, fique atento ao perfil. É fundamental verificar se tem conhecimento para tratar do assunto, e se existe conflito de interesse. Lembrando que popularidade não é sinônimo de qualidade.
Sempre se informe bastante antes de investir, procure mais de uma opinião. Na dúvida, contrate um especialista independente para ajudar.
Fonte da Imagem: (1)pikisuperstar on Freepik
#Finanças #FinançasPessoal #Investimentos #AplicaçãoFinanceira #EducaçãoFinanceira #Influenciadores #FInfluencer #BolsadeValores #Perfil #FpMeducação
Opmerkingen