Vamos falar um pouco mais sobre as principais demonstrações contábeis, começando pelo Balanço Patrimonial (BP).
Balanço Patrimonial (BP) apresenta a relação dos ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa em determinada data. O termo “balanço” representa o equilíbrio do patrimônio total, representado pela fórmula:
ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
ATIVOS são os bens e direitos da empresa, ou seja, onde ela utilizou seus recursos. São classificados como ativo circulante (tem realização num período de até 12 meses), e não circulante, composto por Realizável a Longo Prazo (realizáveis em tempo superior a 12 meses) e Permanente, que apresenta os bens e direitos necessários à operação da empresa, tudo que compõe sua infraestrutura.
Alguns exemplos:
Ativo circulante – caixa, contas a receber de curto prazo, estoques.
Ativo permanente – prédios, equipamentos, móveis etc.
PASSIVOS representam as obrigações e dívidas que a empresa possui com terceiros. Também são classificados como passivo circulante (obrigações no período de 12 meses) e passivo não circulante (obrigações a vencer em período superior a 12 meses).
Passivo circulante – contas a pagar, salários a pagar, impostos a pagar.
Passivo não circulante – empréstimos de longo prazo.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO representa o capital próprio, ou seja os recursos que foram alocados pelos acionistas. Anualmente, os lucros ou prejuízos do exercício são incorporados ao Patrimônio Líquido da empresa, em conta separada para acompanhamento.
No próximo artigo vamos explicar sobre a Demonstração de Resultado (DRE).
Fonte da Imagem: Contabilidade
Comments