Como precificar um produto ou um serviço? É uma pergunta recorrente em todos os negócios e muito difícil de responder.
É muito comum basear a precificação em dois aspectos, aplicar um fator sobre o custo do produto, o “mark-up” ou seguir os preços dos concorrentes.
Será que estes dois elementos são suficientes para os objetivos da empresa?
Estas são as duas linhas clássicas de precificação, preço baseado no custo e preço baseado em valor.
Concorrentes são fontes de informação para determinação do preço, balizadores, não podendo ser a única informação.
Por outro lado, determinar o preço de venda somente com um fator sobre custos, pode se mostrar inviável caso o preço fique acima do valor que o consumidor está disposto a pagar.
Valor percebido é uma outra forma de pensar a precificação, onde a relação preço versus custo deixa de ser a principal variável, se tornado uma referência. Alguns consumidores aceitam preços mais altos por perceber atributos e valorizar diferenciações dos produtos em relação aos oferecidos pelos concorrentes, atributos que nem sempre estão associados a aumento de custos. Assim, é possível segmentar para determinados públicos-alvo.
Portanto, a precificação não deve ser determinada de forma isolada. Faz parte de um processo, onde vários elementos devem ser considerados, internos e externos à empresa, seguindo a estratégia corporativa e de marketing, envolvendo objetivos de curto, médio e longo prazos.
Nós, do Finanças por Mulheres, podemos ajudar na definição da estratégia da sua empresa. Fale Conosco!
Fonte da Imagem: (1) Pricing (2) Valor Percebido
Comments