É fascinante verificar as previsões de ciclos financeiros de Samuel Benner publicadas em 1875, muito antes dos atuais recursos de sistemas e de IA (inteligência artificial).
Samuel Benner foi um agricultor que observou padrões cíclicos nas oscilações de preços de commodities como ferro gusa, suínos, milho e provisões. A partir daí desenvolveu previsões sobre os momentos de riqueza e recessão econômica, publicado no livro “Profecias de Benner: Futuros altos e baixos nos preços”.
O Ciclo Benner divide os períodos econômicos em 3 (três) fases. De forma simplificada, identifica que existem tempos de abundância, interrompidos por evento impactante, seguido de um período de recessão econômica.
Anos de abundância (Good times)
Eventos Impactantes (Panic Years) que ocorrem alternadamente cada 18, 20, 16 anos
Anos de recessão econômica (Hard times)
Soa familiar? Nos anos recentes a pandemia seria um evento impactante?
Apesar de Benner prever quase todas grandes crises desde o início do século XX sua teoria não é amplamente reconhecida pela atual comunidade financeira. Pois se baseia na premissa que a história é cíclica. Seus ciclos foram baseados na observação de poucas commodities no mercado americano. Além disso, contém as limitações da análise sazonal.
As previsões do passado recente de Benner, obviamente, não tem nenhuma referência de pandemia. Mesmo assim, a data de maior baixa da previsão foi 2023, ficou muito próxima.
Como será o futuro próximo segundo o ciclo de Benner?
O pico de abundância ser dará no final de 2025, início de 26. A economia enfraqueceria até 2032, o pior momento. Será?
Façam suas apostas!
Fonte da imagem: (1) Freepik (2) vários sites
Comments