Cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais populares no Brasil e no Mundo. Segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), no Brasil, foram mais de 31,1 bilhões de transações em 2021.
O primeiro cartão universal
Os primeiros cartões de crédito nos Estados Unidos foram criados na década de 1920 por donos de empreendimentos - hotéis, postos de gasolina, lojas de departamentos - que os davam aos clientes mais fiéis e abonados. Uma espécie de cartão de fidelidade.
Somente em 1949, o esquecimento da carteira para pagar a conta de um jantar de negócios, inspirou a ideia de cartão para restaurantes por um executivo de uma corporação de crédito - Frank Macnamara. Em 1950 foi lançado “The Diners Club” (Clube da Janta), considerado o primeiro cartão de crédito universal.
Um Novo Conceito
Assim, surgiu um novo conceito em vez das empresas oferecerem crédito, haveria um intermediário, sendo aceito em vários estabelecimentos. No início o cartão era de papel, aceito apenas em restaurantes e pessoas influentes. As empresas que aceitavam aderir ao modelo pagavam um percentual por transação, e os assinantes uma taxa anual.
O desenvolvimento foi rápido, no 3º aniversário já tinha 42 mil membros e 330 estabelecimentos no EUA cadastrados. Os associados pagavam US$3 ano, e os estabelecimentos 7%. No Brasil chegou em 1954.
Várias outras empresas adotaram o novo modelo, e assim foi criada a indústria de cartões de crédito. Algumas bandeiras mais conhecidas do mercado, se originaram a partir do final da década de 50, por exemplo:
1958 – American Express Card
1958 – BankAmericard que se tornou VISA (1976-77)
1966 – Intercard Bank que se tornou Mastercard (1979)
Popularização
Com o tempo os cartões se popularizaram. Surgem novos formatos com a evolução tecnológica, por exemplo, incorporação de chips, senhas, aproximação....
Interessante verificar que ainda tem muito espaço para crescimento. Segundo o site Statista e Banco Mundial a penetração varia com o país, função da cultura ou necessidade de investimentos das organizações. A média mundial para a população acima de 15 anos é de apenas 10%.
Nos EUA em 2018 havia mais de 1,1 bilhão de cartões de crédito, acima da população do país
Canada, Israel e Noruega eram os três países com maior penetração em 2017 entre 144 países, acima de 70% para a população acima de 15 anos.
No Brasil a estimativa é que havia em torno de 221,5 milhões de cartões de crédito em 2019, sendo que em 2020 representou 43% das compras online.
Oportunidades
Este é um mercado em constante inovação e continua com muitas oportunidades. Vejam o caso da startup Brex - focada em cartão de crédito corporativo
Como usar
Com a popularização, entramos em outro tema ligado a finanças pessoais e educação financeira: como usar o cartão. Assunto de outro post...
Fonte da Imagem: Wix Paying
Comments