por Celina Gomes para FpM
Com a evolução da Tecnologia da Informação, os sistemas transacionais são uma realidade nas empresas, automatizando tarefas, que agiliza a execução destas, além de diminuir a probabilidade de erros humanos tais como digitar números errados e esquecer registros.
Cresce então a quantidade de registros, o que permite a análise a posteriori de operações efetuadas.
Os sistemas transacionais nos dão uma “fotografia” da operação, e executam as tarefas de gestão do inventário contabilidade, contas a pagar. Se quisermos nos aprofundar em análise do tipo: onde gastamos mais no mês passado, ou ter uma visão do consumo de determinado produto, termos que recorrer a outro tipo de ferramenta, que é o que chamamos Business Analytics.
Este tipo de sistema cruza as informações de várias outras aplicações da empresa, além de permitir a persistência de informações de uma aplicação específica ao longo do tempo.
Basicamente existem 3 tipos de análises:
(1) Descritiva – através da correção de dados, descreve os eventos já ocorridos, reportando os eventos. Normalmente são usadas ferramentas de Business Intelligence (BI), que permitem ao usuário final da informação criar relatórios e fazer o drill-down da informação, isto é, passar da informação mais agregada até a informação mais detalhada, conforme o foco de sua análise ou investigação.
(2) Preditiva - tem como objetivo fazer previsões, ou forecasts, através de análises das informações históricas já obtidas. É bastante utilizada em Marketing.
(3) Prescritiva – através de análises estatísticas mais sofisticadas, utiliza os dados para responder a questionamentos do negócio e recomendar linhas de ação, tais como gestão de estoques e inventário, ou gestão de preços, para citar apenas alguns exemplos.
Por fim, vale lembrar que a produtividade destas ferramentas demanda investimento na modelagem da informação a ser capturada dos sistemas transacionais e da existência de objetivos claros na gestão do negócio.
É sabido que a melhor tecnologia não irá ajudar se não tivermos claro o uso que dermos a ela. O envolvimento de um time multidisciplinar, tanto técnico, quanto da área usuária dos dados é fator crítico de sucesso para aplicações que tragam valor ao negócio.
Fonte da Imagem: BA
Comments