por Celina Gomes para FpM
Muito se escuta falar de termos como Big Data, Business Intelligence (BI) , Business Analytics (BA) . Afinal, qual a diferença entre eles?
Business Intelligence (BI)
é a disciplina de coletar dados, processá-los, efetuando agregações e correlações entre eles a fim apoiar o negócio com informações de natureza preditiva, principalmente. Normalmente o BI se baseia em um Data Warehouse (DW) , ou armazém de dados e um DW possui informações provenientes de sistemas transacionais, em vários períodos de tempo.
Business Analytics
tem esta mesma missão do BI e ainda suportar o processo de decisão com agilidade maior. Devido ao maior volume de dados disponível, faz uso intensivo de Big Data.
Big Data é um conceito que se baseia em 5V´s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. São grandes conjuntos de informações e as ferramentas que as armazenam e permitem correções, pesquisas, tratamentos e conclusões.
Diferentemente do DW, seus dados podem ser voláteis, pois os novos recursos permitem armazenamento em maior quantidade, além de o resultado esperado ser também mais ágil. O armazenamento é feito nos "data lakes", lagos de dados em tradução literal, e estes dados podem ser imagens, áudios, dados estruturados ou não, de onde seja possível extrair correlações ou inferências úteis para o negócio.
São estas correlações e inferências que trarão o benefício para o negócio, ou seja, maior clareza na operação, melhoria na tomada de decisão, permitindo redução de custos e definições de estratégia tanto de vendas quanto operacionais. Como exemplo, o cruzamento de informações de custos de transporte, frete e depósitos podem levar a uma revisão da localização dos armazéns e da estratégia de estoque. Outros tipos de análise podem apontar para novas oportunidades a serem exploradas.
Para saber mais, vejam os textos disponíveis no Blog:
(1) Business Analytics
(2) Impacto do Big Data em Auditoria
Fonte da imagem: Big Data
Comentarios