A Análise de Balanços tem como objetivo avaliar a empresa através de seus demonstrativos contábeis. É muito utilizada por bancos e entidades de crédito para a concessão de empréstimos. Os indicadores do Balanço servem de base para a determinação do valor a ser emprestado.
Esta análise se popularizou com a Bolsa de Valores, uma vez que Analistas de Mercado mergulham a fundo nas informações, visando avaliar o retorno financeiro, a solidez da empresa e sua produtividade.
Para as grandes empresas, com ações na Bolsa, esta análise por parte do mercado se ampliou, passando a olhar também sua postura em relação aos temas relevantes da atualidade, como meio ambiente e responsabilidade social.
Além de ser importante para a gestão de um negócio, é muito comum que as empresas analisem os Balanços de seus concorrentes, buscando saber como está sua performance em relação às demais empresas do setor, buscando pontos de melhoria.
Normalmente compara-se o desempenho de um período com o período anterior. Desta forma observa-se a evolução dos índices, permitindo avaliar se o desempenho melhorou ou piorou e o que causou esta alteração.
Como ponto de partida, temos 2 tipos de análise:
Análise horizontal – avalia a evolução entre no mínimo 2 períodos. A comparação mede o crescimento/redução das principais contas de um ano para outro.
Análise vertical – apura o % (percentual) de cada item em relação ao seu grupo, ao total do ativo ou passivo e/ou à receita líquida. Mostra a representatividade de cada item no conjunto e como se comportaram ao longo do tempo.
O mercado também utiliza índices financeiros, calculados a partir de contas do Balanço e do Demonstrativo de Resultados: liquidez, endividamento, retorno sobre o patrimônio líquido, são alguns dos índices financeiros mais utilizados.
Dedicaremos um post à apresentação destes índices e como eles podem ajudar na gestão do seu negócio!
Fonte da imagem: Wix Análise de Balanço
Yorumlar