por Vera Silva* para FpM.
Em geral, quando pensamos em moeda, nos vem à mente aquele objeto metálico que carregamos em nossos bolsos e fazem um certo barulho quando nos movemos.
No entanto, para os economistas, moeda é algo bastante amplo. Moeda é todo ativo que possui, pelo menos 3 funções: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor.
Como meio de troca, a moeda viabiliza que qualquer operação de compra e venda de produtos e serviços se realize,
como unidade de conta, ela permite que os preços dos bens se expressem, que os contratos sejam firmados e, por fim,
como reserva de valor, é possível que o poder de compra se distribua ao longo do tempo, ou que a riqueza se expresse através dela.
Entretanto, historicamente, as inovações financeiras e tecnológicas possibilitaram que diversos ativos cumprissem parte, ou totalmente, essas funções. Antes da I Guerra Mundial, as moedas possuíam lastro em ouro, ou seja, para que ocorresse a sua emissão, era necessário ter a sua quantidade correspondente em ouro.
Com o surgimento dos bancos, os depósitos à vista passaram a exercer algumas dessas funções, por isso são conhecidos também como moeda escritural ou bancária.
Outro aspecto relevante, refere-se ao fato de que para um ativo financeiro qualquer, seja aceito como moeda pela sociedade, é necessário que o Estado que o emite o garanta através de uma lei.
Além disso, a moeda precisa manter a estabilidade do seu valor e do seu poder de compra para ser aceita pela sociedade.
Desde a década de 1970, as moedas não possuem mais o lastro em ouro, sendo que, alguns economistas afirmam que é a capacidade do Estado em gerenciar as dívidas públicas que mantém, atualmente, o valor das moedas.
Atualmente, saques com cartões de débito e o resgate de diversos ativos financeiros podem ser, rapidamente, convertidos em moeda, por isso, é necessário a ação das autoridades monetárias para controlar a quantidade de moeda na Economia, uma vez que um excesso pode gerar inflação.
Esse controle é feito através da política monetária e o Banco Central é o responsável pelo seu gerenciamento. Estes temas, serão assuntos de próximas postagens.
* Veja o perfil de Vera Silva no nosso "Ponto de Encontro", "economista". Nossa parceira especialista em Economia Internacional.
Fonte da Imagem: Wix Moeda
Comments